DERMATOLOGIA infantil

A dermatologia pediátrica é uma subespecialidade da dermatologia, responsável pelo manejo das doenças dermatológicas nos bebês, crianças e adolescentes. As doenças de pele são responsáveis por cerca de 20% a 30% das consultas em ambulatórios e emergências de pediatria, portanto, reconhecer e tratar as doenças dermatológicas mais comuns na infância é fundamental.

 

As mais frequentes são: as doenças virais, como o molusco contagioso e as verrugas, as micoses, os eczemas, como a dermatite atópica, seborreica e da área das fraldas, o prurigo e as marcas de nascença, como os hemangiomas, além das doenças genéticas.

 

Embora estes diagnósticos demandem conhecimento e experiência, a parte mais difícil é o “olhar” pediátrico, pois a estrutura e as doenças de pele que acometem crianças e adolescentes são diferentes daquelas do adulto.

 

O dermatologista pediátrico também pode ajudar a guiar os cuidados básicos que são importantes nas crianças, além de orientar em relação aos produtos que podem ou não ser utilizados.

 

Esse olhar pediátrico é tão importante quanto saber lidar com a criança, os detalhes de cada tratamento, o uso de medicações e os ajustes de doses, o manejo da dor ou do desconforto gerado pelo tratamento, a ansiedade por parte dos pais e, principalmente, a disponibilidade. Tudo isso é exigido do dermatologista que atende a crianças.