tratamentos

Acne

A acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.  Muito presente na fase da adolescência, mas também pode surgir em qualquer época da vida e em várias regiões do corpo, sendo mais frequente em áreas como a face, costas, braços e peito.  

As principais causas do surgimento da acne são: os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade e desregulação hormonal; o excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias, tendência à inflamação e ao acúmulo de células e tecidos mortos (queratina).

O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e a localização, e em função de características individuais. É necessário verificar se há lesões não inflamatórias (“cravos”) e/ou inflamatórias (“espinhas”, nódulos, cistos) e/ou cicatrizes. A limpeza de pele (nunca deve ser feita por um leigo), quando bem indicada pelo dermatologista, pode ser um ótimo complemento do tratamento de algumas formas de acne. Agende uma consulta.