tratamentos

Dermatite seborreica

Dermatite seborreica, também conhecida pelos nomes de seborreia, caspa ou eczema, é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas.
Os sintomas mais comuns são regiões avermelhadas na pele, geralmente em placas ou crostas, com coceira e descamação.
Como prevenção, evite a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas; não tome banhos muito quentes. Enxugue-se bem antes de vestir-se. A umidade pode ser fator desencadeante das lesões; procure usar roupas que não retenham o suor. Tecidos sintéticos costumam ser contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica; tente controlar o estresse físico e mental e a ansiedade; retire completamente o xampu e condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça.

O tratamento envolve um acompanhamento regular com dermatologista e uma série de cuidados, como por exemplo lavar os cabelos com xampus adequados e indicados pelo médico.
Importante salientar que a caspa não é sinal de falta de asseio nem prenúncio de queda de cabelos e pode ser controlada com alguns produtos especiais de uso local. Procure a orientação de um dermatologista. Agende uma consulta.