tratamentos

Dermatomiosite

dermatomiosite é uma doença inflamatória, crônica, rara que provoca o surgimento de manchas vermelhas na pele e dor muscular. Em alguns casos, a dermatomiosite está associada ao câncer, podendo ser sinal de alguns tipos, como de pulmão, mama, ovário, próstata e cólon. Também pode estar associada a outras doenças da imunidade, como a esclerodermia e doença mista do tecido conjuntivo, por exemplo.

Principais sintomas são fraqueza muscular, especialmente nas regiões escapular, pélvica e cervical, de forma simétrica e com piora gradual; aparecimento de manchas ou pequenos caroços avermelhados na pele, principalmente nas articulações dos dedos, cotovelos e joelhos, chamadas de sinal ou pápulas de Gottron; manchas violáceas nas pálpebras superiores, chamadas de heliotropo; dor e inchaço das articulações; febre; cansaço; dificuldade para engolir; dores no estômago; vômitos; perda de peso.

O tratamento vai depender dos sintomas relatados pelo paciente ao dermatologista. Mas os corticoides, imunossupressores, entre outros medicamentos são os mais utilizados. É também indicada a fotoproteção, com protetores solares, para evitar a piora das lesões de pele.

Agende uma consulta.