tratamentos

Doenças das unhas

As doenças das unhas causam particular preocupação aos pacientes, considerando que elas têm importância tanto funcional quanto estética.

As alterações ungueais (nas unhas), como descoloração ou espessamento, podem ser resultantes de algum trauma, ou ainda sinalizar problemas de saúde. É comum que ocorram em diversas doenças subjacentes, como deficiência de nutrientes, problemas crônicos e genéticos, incluindo doenças hepáticas e renais, condições cardíacas e pulmonares, anemia e diabetes.

Uma variedade de doenças pode acometer as unhas, incluindo deformidades (grandes alterações na espessura das unhas), unhas frágeis, as infecções (micose, infecção causada por fungos), onicomicose (micose que causa alterações na cor da unha, provoca descolamento, fragilidade, quebra, fendas e deformações); doenças inflamatórias como a paroníquia (inflamação da pele em torno da unha), líquen ungueal (provoca alterações na raiz, abaixo e ao redor da unha) e onicocriptose (unha encravada), entre muitas outras.